A integração da tecnologia de saúde no setor de seguros de vida: Uma transformação digital
A integração da tecnologia de saúde (health tech) na indústria de seguros de vida representa uma mudança significativa em direção a serviços mais personalizados, eficientes e eficazes. As seguradoras que já estão integrando tecnologias de saúde seguras e confiáveis estão colhendo os benefícios.
Também conhecida como Internet das Coisas Médicas (IoMT), a indústria de tecnologia de saúde deve atingir um tamanho de mercado global de aproximadamente US$ 239 bilhões até 2030. Além disso, a Inteligência Artificial (IA) está evoluindo rapidamente a saúde digital. Análises preditivas e medicina personalizada, duas áreas onde a IA é particularmente adequada, já estão transformando a prestação de cuidados de saúde por meio de diagnósticos mais precisos e planos de tratamento individualizados.
O que é Tecnologia de Saúde?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a tecnologia de saúde é a aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida.
A tecnologia de saúde inclui dispositivos vestíveis, aplicativos móveis de saúde, telemedicina, registros eletrônicos de saúde (EHRs) e mais, todos projetados para monitorar, analisar e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.
Para as seguradoras de vida, a adoção da tecnologia de saúde oferece uma riqueza de oportunidades para otimizar operações, aprimorar a avaliação de riscos e melhorar o engajamento e a satisfação do cliente.
Como a Tecnologia de Saúde se Alinha com o Insurtech Inteligente?
Hoje, a maioria das seguradoras de vida e saúde ainda depende de tecnologias que possibilitam o gerenciamento descritivo de riscos, rastreando dados físicos dos clientes e check-ups médicos anuais (se e quando essas informações estão disponíveis).
Mas, para permitir o gerenciamento dinâmico de riscos, as soluções inteligentes de insurtech para o setor de vida e saúde devem evoluir do rastreamento do que aconteceu no passado para prever o que pode acontecer no futuro, para otimizar produtos e políticas de seguros com mais precisão.
Para alcançar isso, a tecnologia de saúde e o insurtech podem ser combinados para fornecer soluções personalizadas — com a ajuda de algoritmos preditivos e análises de dados poderosas para fornecer insights valiosos para as seguradoras. Dados em tempo real permitem que as seguradoras evoluam com as necessidades individuais dos clientes ao longo do tempo, levando em consideração modelos de risco específicos, enquanto oferecem um serviço de seguro de saúde mais personalizado, preditivo e até preventivo.
A 1Life na África do Sul e a Vitality no Reino Unido são dois exemplos proeminentes de seguradoras que combinam proativamente dados de clientes com tecnologia de saúde e os integram para informar prêmios e políticas de seguros do dia a dia.
Quais são os Benefícios dos Produtos Inovadores de Seguro de Saúde?
Com dados detalhados de saúde e bem-estar disponíveis por meio da tecnologia de saúde, as seguradoras de vida podem oferecer políticas de seguro mais personalizadas, adaptadas às necessidades específicas e ao perfil de risco de um indivíduo. Esse nível de personalização não apenas melhora o valor fornecido ao cliente, mas também alinha os prêmios mais intimamente com o risco real sendo segurado, potencialmente levando a custos mais baixos para indivíduos mais saudáveis.
Para clientes finais:
Produtos inovadores de seguro de saúde podem melhorar a experiência do cliente, estabelecer maior confiança e promover credibilidade entre os clientes.
A tecnologia de saúde permite que as seguradoras mantenham interações mais frequentes e significativas com os segurados. Por exemplo, por meio de aplicativos de saúde e bem-estar, as seguradoras podem oferecer dicas, lembretes e incentivos para encorajar estilos de vida mais saudáveis. Esse engajamento contínuo ajuda a construir um relacionamento mais forte entre a seguradora e o segurado, levando a maior satisfação e lealdade do cliente.
Para subscritores:
Combinar insurtech inteligente com tecnologia de saúde resulta em maior competitividade no mercado. A compilação de novos dados permite que os subscritores façam seu trabalho com mais eficácia (e, em última análise, aumentem a lucratividade das organizações para as quais trabalham). Insights alimentados por dados levam a melhor cobertura de política e identificação de riscos para os clientes em menos tempo.
Além disso, os ecossistemas digitais de saúde também prometem melhorar a eficiência administrativa com base em custos indiretos mais baixos e tempos de resposta mais rápidos para as seguradoras. Ao compartilhar dados perfeitamente entre todas as partes, há uma base sólida para reduzir a necessidade de processamento manual ou coleta de dados demorada.
Casos de Uso de Insurtech Inteligente e Inovação em Tecnologia de Saúde
Análise Comportamental e Dados:
Com insights granulares sobre os estilos de vida dos clientes, as seguradoras têm as ferramentas para conhecer melhor os clientes e podem moldar políticas e cobertura de seguro adequadamente. Além disso, big data localizada pode basear-se em tendências de dados para fornecer informações específicas de área sobre bem-estar e segurança que consideram fatores ambientais, como poluição, força solar, epidemiologia, alertas de segurança locais e outras informações relevantes.
Aplicativos de Saúde e Bem-estar:
Muitos aplicativos de saúde estão disponíveis para tablets e smartphones. Com acesso a um assistente de IA ou a um profissional médico qualificado, os clientes podem obter as informações de que precisam no conforto de sua própria casa em um momento conveniente.
Dispositivos Vestíveis Digitais:
Dispositivos vestíveis digitais, como smartwatches, permitem uma compreensão mais profunda e baseada em dados dos hábitos de saúde e estilo de vida dos segurados. Esses dispositivos rastreiam uma ampla gama de medidas biométricas — passos dados, tipo de atividade, qualidade do sono e frequência cardíaca.
Como Combinar Tecnologia de Saúde e Insurtech
Dispositivos conectados e vestíveis estão sendo cada vez mais reconhecidos como uma oportunidade de ouro para as seguradoras. Isso ocorre simplesmente porque os dispositivos as ajudam a conhecer melhor seus clientes e recompensá-los com prêmios mais baixos. A conectividade de saúde ajuda as seguradoras a entender melhor e explorar perfis de risco, avaliar todos os elementos e condições necessários para permitir que sejam reunidos e traduzir os dados em um produto personalizado.
Mas combinar produtos inovadores de seguro de saúde e insurtech inteligente é apenas uma parte do quebra-cabeça. O engajamento do cliente é a chave para o sucesso. O verdadeiro engajamento está completamente envolvido com a confiança do cliente em relação ao que seus dados estão sendo usados e como eles podem ativar/desativar o acesso.
O aproveitamento bem-sucedido de dados de clientes e insurtech informa políticas e produtos just-in-time que oferecem valor ao cliente final de uma maneira clara e transparente, enquanto simultaneamente preservam o precioso orçamento da empresa.