NVIDIA Anuncia Novas Parcerias para Revolucionar o Setor de Saúde com IA
A NVIDIA anunciou recentemente, durante a Conferência Anual de Saúde do JP Morgan, novas parcerias estratégicas visando transformar a indústria de saúde e ciências da vida, avaliada em US$ 10 trilhões. A iniciativa tem como objetivo acelerar a descoberta de medicamentos, aprimorar a pesquisa genômica e desenvolver serviços de saúde avançados utilizando IA generativa e agêntica.
A convergência entre IA, computação acelerada e dados biológicos está transformando o setor de saúde no maior segmento tecnológico. Líderes do setor como IQVIA, Illumina e Mayo Clinic, além do Arc Institute, estão utilizando as mais recentes tecnologias da NVIDIA para desenvolver soluções que impulsionarão o avanço da saúde humana.
Entre as inovações apresentadas, destacam-se agentes de IA capazes de agilizar ensaios clínicos reduzindo a carga administrativa, modelos de IA que aprendem com instrumentos biológicos para avançar na descoberta de medicamentos e patologia digital, além de robôs físicos com IA para cirurgias, monitoramento de pacientes e operações.
A IQVIA, líder global em serviços de pesquisa clínica, está utilizando o serviço NVIDIA AI Foundry para construir modelos fundamentais personalizados baseados em mais de 64 petabytes de informações. A empresa também está desenvolvendo soluções de IA agêntica equipadas com software NVIDIA AI Enterprise, incluindo microserviços NIM e NVIDIA Blueprints.
A Illumina, líder mundial em tecnologias de sequenciamento de DNA e informática, está colaborando com a NVIDIA para desbloquear a próxima geração de genômica para descoberta de medicamentos e saúde humana. A parceria permitirá que a Illumina utilize computação acelerada e ferramentas de IA da NVIDIA para análise multiômica, tornando a análise do genoma humano mais acessível para pesquisadores e empresas farmacêuticas.
A Mayo Clinic está revolucionando a patologia digital com sua plataforma que inclui laboratórios robóticos autônomos e tecnologia avançada de imagem. O conjunto de dados único contém 20 milhões de imagens de lâminas completas com 10 milhões de registros de pacientes associados. A clínica planeja implementar os novos sistemas NVIDIA DGX Blackwell, que oferecem 1,4TB de memória GPU por sistema.
O Arc Institute, organização de pesquisa baseada em Palo Alto, está colaborando com a NVIDIA para desenvolver e compartilhar modelos de IA e ferramentas que impulsionem a descoberta biomédica. Os pesquisadores estão trabalhando para expandir o potencial dos modelos fundamentais para biologia que podem se generalizar entre diferentes modalidades, como DNA, RNA e proteínas.
Como destacou Kimberly Powell, vice-presidente de saúde da NVIDIA, "A IA oferece uma oportunidade excepcional para avançar a saúde e as ciências da vida com ferramentas que ajudam os provedores a detectar doenças mais cedo e descobrir novos tratamentos mais rapidamente".